A Presidenta da Republica Dilma Rousseff, enviou um pedido ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para se fazer um plebiscito em relação "reforma política. Dilma consulta presidente do TSE sobre prazo para realizar plebiscito
O plebiscito (do Lat. plebiscitu - decreto da plebe) era considerado, na Roma antiga, voto ou decreto passados em comício, originariamente obrigatórios apenas para os plebeus.
A reforma política é um conjunto de propostas debatidas no Congresso Nacional para tentar melhorar o atual sistema eleitoral e político brasileiro. Entre os temas estão sistema eleitoral, financiamento eleitoral e partidário, coligações, alteração das datas de posses, entre outros.
Plebiscitos e referendos
A principal distinção entre eles é a de que o plebiscito é convocado previamente à criação do ato legislativo ou administrativo que trate do assunto em pauta, e o referendo é convocado posteriormente, cabendo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta.
Ambos estão previstos no art. 14 da Constituição Federal e regulamentados pela Lei nº 9.709, de 18 de novembro de 1998. Essa lei, entre outras coisas, estabelece que nas questões de relevância nacional e nas previstas no § 3º do art. 18 da Constituição – incorporação, subdivisão ou desmembramento dos estados –, o plebiscito e o referendo são convocados mediante decreto legislativo. Nas demais questões, de competência dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, o plebiscito e o referendo serão convocados em conformidade, respectivamente, com a Constituição Estadual e com a Lei Orgânica.
Plebiscitos e referendos
Plebiscito de 1993 - Em
21 de abril de 1993, foi realizado plebiscito que demandava escolher
monarquia ou república e parlamentarismo ou presidencialismo. Essa
consulta consolidou a forma e o sistema de governo atuais.
#VemPraRua
#BrasilAcordou
Magda Renata Cavazotti
#VemPraRua
#BrasilAcordou
Magda Renata Cavazotti